Inscrições para cursos da Unemat em Quatro Marcos estão abertas na Secretaria Municipal de Educação

Por Sec. de Educação

Durante audiência Pública com a sociedade realizada no dia 14 de novembro, na Câmara de Vereadores, o reitor da Unemat Adriano Silva fez explanação sobre o vestibular, localidade e início das aulas em São José dos Quatro Marcos. Os cursos são de Pedagogia e Agroecologia, com 50 alunos por turma em período integral e é uma parceria com a Prefeitura e Câmara de Vereadores.

O prefeito Carlos Roberto Bianchi informou que os dois cursos superiores vão atender 100 acadêmicos com aulas totalmente gratuitas no município e as despesas serão divididas entre a Prefeitura (que arcará com um terço das despezas) e Unemat (dois terços).

Já Adriano observou que além da qualificação superior, a regionalização dos cursos gera economia para os municípios, onde são implantados. “Conversando com o vice-prefeito Ronaldo disse que comprou dois novos ônibus para atender só Cáceres, então são diversos ônibus circulando, gerando despesas, riscos, uma série de danos e se possamos trazer pra cá vamos continuar trazendo novos cursos e acima de tudo fomentar a região que precisa muito”, disse.

A secretária Municipal de Educação, professora Rosa Botassim, disse que a presença da Unemat em São José dos Quatro Marcos é de suma importância e alertou quanto ao período de isenção da taxa de inscrição, que é de 90 reais. “Podem solicitar a isenção aqueles com pequena renda familiar e também os doadores de sangue”, disse enfatizando que o período de solicitação da taxa será de 18 a 21 de novembro. “O pedido deve ser feito na Secretaria Municipal de Educação”, afirmou.

Para o presidente da Câmara, vereador José Olímpio de Melo a realização dos cursos é resultado de uma luta conjunta entre os Poderes Executivo e Legislativo. “A intenção é criar um Campus aqui em São José dos Quatro Marcos”, revelou o vereador ao destacar os avanços das ações administrativas municipal.

O vice-prefeito Ronaldo Floreano dos Santos destacou que trazer e fixar os alicerces da Universidade de Mato Grosso no município é um marco histórico. Para ele foi importante a união de todos e o empenho do reitor para a concretização dos dois cursos no município.  “Para nós educadores que somos é uma alegria estar participando desse momento tão sublime em nosso município”, afirmou.

A Unemat, por meio da Assessoria de Gestão de Concursos e Vestibulares, já publicou edital, para o Concurso Vestibular Específico 2014/1. As inscrições estarão abertas aos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; aos portadores de diploma de Curso Superior e àqueles que comprovarem a conclusão do Ensino Médio na data da matrícula.

Baixar Abrir